sexta-feira, 18 de novembro de 2011

coluna


doABRAÇO
Fortaleza, sexta-feira, 17 de novembro de 2011 – nº 08 – responsável: Lúcia Medeiros

PENSANDO SOBRE...
Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência.  Augusto Cury
 
DEFLORANDO PALAVRAS
humano” veio do Latim HUMANUS, relacionado a HOMO, “homem”, e HUMUS, “terra”, pela noção de “coisas terrestres”, em oposição a “seres divinos”.

Tu és pó e ao pó hás de retornar”. (TU - o CORPO e não a Psique, que significa Alma, espírito ou pensamento).
 
"A natureza é a arte de Deus".  (Dante Alighieri)
 
I M P E R D Í V E L...
Iguatemi recebe a exposição "O Fantástico Corpo Humano"
A exposição, que já passou por diversos países como Argentina, Chile e México, permitem aos visitantes conhecerem mais sobre seus próprios corpos e ensina como cuidar da sua saúde e optar por estilos de vida mais saudáveis.
São espécies humanas reais, como as utilizadas em universidades e hospitais, preservadas para fins educativos por um processo chamado de plastinação.  Apenas recentemente, em 2007, estas espécies passaram a ficar disponíveis para o público, sendo uma oportunidade única para aprendizado visual.
 VOCÊ SABIA QUE...
Oi tum, tum, tum , bate coração...
O coração bombeia aproximadamente um milhão de barris de sangue durante uma vida média.
Bate Coração


Bate, bate, bate coração,
Dentro desse velho peito
Você já está acostumado a ser maltratado
A não ter direito
Bate, bate, bate coração,
Não ligue deixe quem quiser falar
Porque o que se leva dessa vida coração
É o amor que a gente tem prá dar...


A primeira vértebra cervical é chamada de ATLAS pelo deus grego que carregava o mundo nas costas.

O mito está relacionado ao excesso de incumbências, obrigações, tarefas que aceitamos e não obedecemos a um limite, e nem resguardamos um espaço para atividades relaxantes. Cremos que podemos carregar o mundo nas costas, o que pode causar danos físicos e psicológicos. O complexo de Atlas é uma das doenças relacionadas ao stress da vida moderna. Saiba Mais... http://eventosmitologiagrega.blogspot.com/2010/10/atlas.html
 
 
Até onde vão as diferenças entre os sexos?
 
Quando se fala na diferença entre homem e mulher dois pontos são levantados: intelectualidade e sentimentalidade.
 
O Estresse no homem a reação é de luta ou fuga, já na mulher as respostas são emocionais.
 
  
Aorta é o nome dado à maior e mais importante artéria do sistema circulatório do corpo humano.
 
O artista aprende muito mais do íntimo do outro que um médico. Nise da Silveira
 
O Amor Bate na Aorta

Cantiga de amor sem eira
nem beira,
vira o mundo de cabeça
para baixo,
suspende a saia das mulheres,
tira os óculos dos homens,
o amor, seja como for,
é o amor.

Meu bem, não chores,
hoje tem filme de Carlito.
O amor bate na porta
o amor bate na aorta
,
fui abrir e me constipei.
Cardíaco e melancólico,
o amor ronca na horta
entre pés de laranjeira
entre uvas meio verdes
e desejos já maduros. (trecho- Drummond)


Nenhuma área de seu cérebro processa ou armazena lembranças. Tudo depende da emoção gerada pela lembrança e os sentimentos envolvidos.
Por tanto amor, por tanta emoção a vida me fez assim doce ou atroz, manso ou feroz, eu caçador de mim... Milton Nascimento
 
  
O que significa ser Humano?
 
O que significa ser você?
 
Esta pergunta foi feita durante séculos, já que “ser humano” é saber que você é muito mais do que a soma de algo tão maravilhoso como seus órgãos, tecidos e células individuais.
A maioria dos cientistas e filósofos coincide que sua humanidade tem a ver com seu extraordinário cérebro, o órgão que distingue de outras espécies com seu tamanho e capacidade para lembrar, raciocinar e utilizar a linguagem.
O órgão que misteriosamente permite emocionar-se ou fazer escolhas.
 
"A natureza é a arte de Deus".  (Dante Alighieri)
 
AH, SIM, IA ESQUECENDO...
 
Visite a exposição  “ O Fantástico Corpo Humano”  além da admiração visual, a exposição é também educativa e incentiva o público a levar um estilo de vida mais saudável. É     F A N T Á S T I C O.
 

ACONTECE NO ABRAÇO
Oficina: Literatura X Mito
 O objetivo é relacionar literatura e mito, ou seja, reconhecer no texto literário a presença do mito e testificar seu valor simbólico, sua pertinência para a configuração literária, que provoca tensão entre leitor e texto.
Período: Toda segunda feira de novembro (Iniciando dia 14). De 19h às 21h na Galeria do Teatro Emiliano Queiroz. Mediador: Kleber Bezerra (especialista em Estudo dos Clássicos). GRATUITO. Inscrições: 34529090 (Lúcia Medeiros)
DEU PÉ...
 “Quem parte leva a saudade de alguém, que fica chorando de dor...”
Foi concluído no último dia 07/11 a Oficina “O Fazer Literário” ministrado pelo nosso estimado professor Airton Soares. A oficina perdurou três meses, onde a produção textual dos participantes foram significativas, a exemplo  Diniz( participante do Abraço Literário), que só escrevia textos técnicos chegou a escrever textos literários, que segundo a apreciação do professor foi nota 1000. Os componentes do “O Fazer Literário” terão uma participação especial na II Coletânea do Abraço Literário que será lançada no dia 13 de dezembro às 19h no Teatro Emiliano Queiroz.  Êta professor arretado de booom!

FIQUE DE OLHO...
O Abraço Literário, projeto mãe do setor de cultura do SESC Fortaleza, será entrevistado no Programa Papo Literário com Mônica Silveira, no próximo dia 14/11, provavelmente sairá no ar no dia 19/11 (sábado), às 19h na TVC canal 05.

O QUE É O ABRAÇO?
ABRAÇO LITERÁRIO: Encontros sistemáticos de amigos leitores ou leitores amigos. Parafraseando Drummond é um espaço que nos favorece uma aproximação mais intima com as palavras contemplando-as em suas mil faces ocultas. Como sugere o poeta José Paulo Paes é um momento onde se abre as portas do mundo da leitura partindo do gosto e do prazer de se ler. Trouxeste a chave?
Nada mais oportuno do que participar do Abraço Literário. Toda as terças- feiras, às 19h na galeria do Teatro Emiliano Queiroz. SESC – Rua Clarindo de Queiroz, 1740. Informações: 3452.9090. GRATUITO.

Nenhum comentário: