quarta-feira, 26 de outubro de 2011

SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

coluna doABRAÇO

Fortaleza, sexta-feira, 21 de outubro de 2011 – nº 06 – responsável: Lúcia Medeiros


PENSANDO SOBRE...

“Um bom livro é um bálsamo… uma biblioteca é desfrutar do Paraíso por inteiro.” (Luiza Gosuen - Psicóloga, Escritora, Embaixadora do Conselho Mundial de Cidadania Planetária, Membro do Greenpeace, Guardiã da Terra.)

DEFLORANDO PALAVRAS

A palavra BIBLIOTECA vem do Grego BIBLION, “livro” mais TEKHÉ, “ caixa, coleção depósito”.

FIQUE POR DENTRO...

De 24 a 31 de outubro comemora-se a SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA, instituída pelo Decreto Lei nº 84. 631, de 2 de abril de1980, bem como o Dia Nacional do Livro, também no dia 29, pela Lei nº5.1912, de 18 de dezembro de 1966.


BIBLIOTECANDO...

· Uma epopéia histórica... Saiba mais

· Releitura da Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina. Visite 

· LIVROS MAIS VENDIDOS EM 2011...


VEJA publica semanalmente a lista dos livros mais lidos no país. A Guerra dos Tronos - Água para Elefantes - Um Amor para Recordar - Ágape. Saiba mais... Acesse veja.abril.com.br/livros_mais_vendidos/Em cache - Similares

COMO TUDO COMEÇOU... NA BRQ – (BIBLIOTECA RACHEL DE QUEIROZ).

O Serviço Social do Comércio – SESC surgiu no Ceará em 1948. Seis anos depois, em 1954, foi inaugurada a Biblioteca do SESC. No decorrer dos anos a mesma foi passando por transformações desenvolvendo projetos para atender e cativar público. Foi somente em 1992 que ela foi intitulada Biblioteca Rachel de Queiroz (BRQ), um excelente nome para representar a importância que o SESC dá a este seguimento da cultura no Ceará. 

O acervo conta com 14.841 livros que estão à disposição. Além disso, a Biblioteca oferece empréstimos, consultas dos livros no local, sala de estudo, a Biblioteca Infantil, o acesso à internet e a unidade móvel, o BiblioSesc, que atende aos bairros de Fortaleza como uma biblioteca itinerante. Esteja você também convidado à utilizar mais a Biblioteca Rachel de Queiroz em todos as suas atividades. Contribua você mesmo para o seu crescimento intelecto-cultura. Alugue um livro e conquiste o mundo!

Serviços

Horário de Funcionamento – Seg a Sex (8h às 21h); Sab (8h às 12h)

Contato: 3452-9087/ 9088 - Ana Paula( Coordenadora)

FALANDO EM LIVROS....

LEITURAS DE UM SÓ FÔLEGO...

"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."(Mário Vargas Llosa)

Encontro Marcado / Fernando Sabino
Grande Sertão Vereda / Guimarães Rosa
Menino do Mato / Manuel de Barros
Os Sofrimentos do Jovem Werther / Goethe
Invisíveis Amores / Milan Kundera
A Normalista / Adolfo Caminha

Muitos possuem a impressão de que todo escritor é uma celebridade morta ou intocável”. (João Pedro Roriz – escritor, ator e jornalista – RJ)

ODISSEIA LITERÁRIA...

Imperdível! Mergulhem nas leituras dos escritores abracistas (Abraço Literário).

Avó de Cães Mestiços / Eudismar Mendes
Cuide Bem do Seu Jardim / Airton Soares
Mundo dos Vivos / Carlos Vazconcelos
Datas Comemorativas em Poesias / Sônia Nogueira
Padre Cícero Romão Batista e a família Crajubar / Laudecy Ferreira
Por Quem Somos? / Silas Facão


FIQUE DE OLHO... ENEM

Candidatos reclamam de prova "longa e cansativa"

Tranquilo, mas cansativo, segundo os candidatos. Provas extensas, longas questões e pouco tempo foram as principais reclamações dos estudantes. Saiba mais... AQUI

ENEM... DRAGÃO DEVORADOR DE INTELIGENCIA (Rubem Alves)

Rubem Alves, em seu livro Educação dos Sentidos e Mais... faz uma critica rigorosa a maneira dos jovens ingressarem ao Ensino Superior. Busquem essa leitura. É I N D I S P E N S Á V E L.

ROSTINHOS INTROSPECTOS...

Foi gratificante promover projetos voltados para a garotada de Ensino Médio, das Escolas Públicas e particulares que iria submeter-se ao ENEM. Os Projetos: Do Livro ao Cinema, Clássicos da Literatura Brasileira, Revelando a Literatura Cearense, Viajando pela MPB, Criando Competências e Passando a Língua na Canção tiveram o foco Literário, porém com uma postura interdisciplinar. Durante o período foram contemplados 1.750 jovens. A Cultura/ Literatura do SESC Fortaleza (Lúcia Medeiros) agradece a todos que contribuíram para o sucesso da atividade.

ACONTECE NO ABRAÇO

SEMANA DA BIBLIOTECA E DO LIVRO

Período: 26 a 28 de outubro

PROGRAMAÇÃO

Dia: 26: Memórias de uma Biblioteca (Histórias da Biblioteca Nacional e da Biblioteca Rachel de Queiroz). Mediadora: Ana Néo.

Dia 27: Poesias Contemporâneas – Sarau de Poesias. Grupo Converso.

Dia 28: A Vida se Resume em Texto – Mediador: Airton Soares

As atividades serão realizadas na Biblioteca Rachel de Queiroz – BRQ – 1º andar- SESC Fortaleza. Horário: 18h30min. GRATUITO

Oficina: Literatura X Mito

Toda segunda de novembro. 18h às 21h –Local: Galeria do Teatro Emiliano Queiroz. Facilitador; Kleber Bezerra (especialista em mitologia). GRATUITO. Inscrição: 34529090 ( Lúcia Medeiros)

O QUE É O ABRAÇO?
ABRAÇO LITERÁRIO: Encontros sistemáticos de amigos leitores ou leitores amigos. Parafraseando Drummond é um espaço que nos favorece uma aproximação mais intima com as palavras contemplando-as em suas mil faces ocultas. Como sugere o poeta José Paulo Paes é um momento onde se abre as portas do mundo da leitura partindo do gosto e do prazer de se ler. Trouxeste a chave?

Nada mais oportuno do que participar do Abraço Literário. Toda as terças- feiras, às 19h na galeria do Teatro Emiliano Queiroz. SESC – Rua Clarindo de Queiroz, 1740. Informações: 3452.9090. GRATUITO.

Nenhum comentário: