sábado, 8 de outubro de 2011

coluna

doABRAÇO

Fortaleza, sábado, 08 de outubro de 2011 – nº 04 – responsável: Lúcia Medeiros

PENSANDO SOBRE...

O que importam meus cabelos brancos, se minha alma ainda faz pipi na cama?

Fernando Câncio

FIQUE SABENDO...

Fernando Câncio de Araújo - Natural de Fortaleza / Ce. 14 de março de 1922. Autodidata, Escrito, Trovador, Artista Plástico. SAIBA MAIS...

ISSO ME LEMBRA...

Mário Quintana

Embora idade e senso eu aparente,

Não vos iluda o velho que aqui vai:

Eu quero meus brinquedos novamente!

Sou um pobre menino... acreditai...

Que envelheceu um dia, de repente!

DEFLORANDO PALAVRAS

Olhem bem, criança vem do Latim creare, “produzir, erguer”, relacionado a crescere, “crescer, aumentar”, do Indo-Europeu ker-, “crescer”.

ORIGEM DO DIA DA CRIANÇA.

O Dia das Crianças é comemorado em vários países, em datas diferentes. No Brasil, o 12 de outubro foi criado na década de 1920, por iniciativa de um deputado federal. Vamos conhecer um pouco dessa história? Esprema AQUI.


Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada...

Grandes Autores da Literatura Infantil

Vinícius de Moraes “Poetinha” como era chamado, um dos mais famosos compositores da música popular brasileira e um dos fundadores da bossa-nova.

Maurício de Sousa um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da "Turma da Mônica".

José Bento Renato Monteiro foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi o "precursor" da literatura infantil brasileira. Criou o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

Cecília Benevides de Carvalho Meireles foi uma poetisa, professora e jornalista brasileira.

Ziraldo Alves Pinto criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil. Conheça mais...

NEM TE CONTO...

Sueco Tomas Tranströmer ganha prêmio Nobel de Literatura.

Poeta figura há anos na lista dos favoritos ao prêmio.

Anunciado na manhã desta quinta (6) vencedor do Nobel de Literatura 2011.O poeta sueco Tomas Tränstromer não tem livros editados no Brasil - nem livros traduzidos para o português. Ainda assim, é o poeta mais traduzido da Suécia. Saiba mais. Clique AQUI

ACONTECE NO ABRAÇO

Palestra

Na próxima terça-feira, dia 11/10 conheceremos um pouco sobre Alcides Pinto. Escritor cearense, nascido em Santana do Acaraú. Um grande nome da Literatura Cearense que merece destaque. Autor de renome escreveu obras admiráveis.


Semana Cultural da Criança.

“O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler”. Ziraldo



PROGRAMAÇÃO:

Dia 10: Círculo de Leitura – Tema O Enfermeiro, conto de Machado de Assis. (Lúcia Medeiros). 14h. Biblioteca Infantil – 2º andar SESC Fortaleza.

Dia 11: História Teatralizada- Vamos Começar? Vamos Começar! Grupo Cia. Sonhar. 09h. Espaço de Convivência – SESC Fortaleza.

Dia 13: Poética Infantil – Grupo Converso – 09h. Espaço de Convivência – SESC Fortaleza.

Dia 14: Hora do Conto/ Histórias e Origami – (Fabíola Lourenço). 09h – Biblioteca Infantil – 2º andar – SESC Fortaleza.

Dia 14: Bazar das Letras Infantil – Escritoras: Ana Néo e Sonha Nogueira. Mediador: Airton Soares. 10h. Espaço de Convivência – SESC Fortaleza.

Obs: Teremos Stands de vendas de livros infantis. Presenteie a meninada com livros e incentive o prazer pela leitura desde cedo.

O QUE É O ABRAÇO?



ABRAÇO LITERÁRIO: Encontros sistemáticos de amigos leitores ou leitores amigos. Parafraseando Drummond é um espaço que nos favorece uma aproximação mais intima com as palavras contemplando-as em suas mil faces ocultas. Como sugere o poeta José Paulo Paes é um momento onde se abre as portas do mundo da leitura partindo do gosto e do prazer de se ler. Trouxeste a chave?

Nada mais oportuno do que participar do Abraço Literário. Toda às terças- feiras, às 19h na galeria do Teatro Emiliano Queiroz. SESC – Rua Clarindo de Queiroz, 1740. Informações: 3452.9090. GRATUITO.

Nenhum comentário: