domingo, 2 de outubro de 2011

coluna

coluna doABRAÇO

Fortaleza, sábado, 01 de outubro de 2011 – nº 03 – responsável: Lúcia Medeiros


PENSANDO SOBRE...

Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa apagar o caso escrito. Machado de Assis


FIQUE SABENDO...

Machado de Assis - escritor e poeta brasileiro. Foi o fundador da Academia Brasileira de Letras e é famoso por muitos de seus livros, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba e O Alienista.


DEFLORANDO PALAVRAS

Academia tem origem no grego 'akadémia', «jardim de Academo, perto de Atenas, onde funcionava a escola de filosofia de Platão», pelo latim 'academia'. Segundo o mesmo autor, a palavra academia entra na língua portuguesa por volta do século XV por via do francês.



EXTRA, EXTRA EXTRA...


Jornalista Merval Pereira toma posse na Academia Brasileira de Letras



Ocupa a cadeira número 31 da ABL, substituindo Moacyr Scliar



O jornalista carioca Merval Pereira tomou posse na noite desta sexta-feira (23) na Academia Brasileira de Letras (ABL). Aos 61 anos, o colunista do jornal "O Globo" e comentarista da Globo News e da rádio CBN ocupa a cadeira número 31 da instituição, substituindo o escritor Moacyr Scliar, falecido em 27 de fevereiro. Saiba mais... http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes



FALANDO EM ACADEMIA...



No último dia 17, a Academia de Letras dos Municípios de Estado do Ceará (ALMECE) recebeu solenemente através do senhor Francisco Lima Freitas, presidente, a poetisa/escritora Sônia Nogueira e a escritora Laudecy Ferreira, ambas membro do Abraço Literário (SESC) para compor o quadro acadêmicos almeceano no qual recepcionaram as cidades de Itaiçaba e Nova Olinda respectivamente.

Sonia e Laudecy são graduadas e pós- graduada na área de Educação, participam de outras instituições literárias a exemplo União Brasileira de Trovadores (UBT), Academia Cearense do Escritor (ACE), bem como de seminários em projetos Culturais. Possuem livros publicados e trabalhos em antologias.



FALA DO PRESIDENTE...

Vocês, Sonia Nogueira e Laudecy Ferreira são mais duas aromáticas flores que desabrocham no purpuroso jardim de nossa ascendente ALMECE”. Lima Freita



PARABÉNS!

O SESC em nome do Abraço Literário sente-se orgulhoso com esse marcante episódio da tomada de posse de Sonia e Laudecy na Academia de Letras do Município de Estado do Ceará (ALMECE). Exaltamos o trabalho, a força e a garra de vocês. PARABÈNS!



DO CEARÁ PARA O BRASIL

José Martiniano de Alencar nasceu em 1.º de maio de 1829, em Messejana, Ceará, filho do padre José Martiniano de Alencar (deputado pela província do Ceará) ele foi o fruto de uma união ilícita e particular do padre com a prima Ana Josefina de Alencar. Saiba mais.. http://www.vidaslusofonas.pt/jose_alencar.htm

Os alunos do Ensino Médio da Escola Ateneu ficaram encantados pela belíssima explanação do professor André Araújo acerca do romance Iracema, obra prima de José de Alencar. Esta ação promovida pelo SESC, realizada pelo setor de Cultura/ Literatura desponta do Projeto Clássicos da Literatura Brasileira. Ocorre mensalmente e objetiva fomentar a leitura dos clássicos pelos jovens alunos.

PAIXÃO AVASSALADORA...

...Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema...

...Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira... Vale à pena conferir a história de amor avassalador entre Iracema e Martim Soares Moreno, seu guerreiro branco.

IRACEMA, A MUSA.

No Ceará É Assim


Fagner


Eu só queria
Que você fosse um dia
Ver as praias bonitas do meu Ceará

Tenho certeza
Que você gostaria
Dos mares bravios
Das praias de lá

Onde o coqueiro
Tem palma bem verde
Balançando ao vento
Pertinho do céu
E lá nasceu a virgem do poema
A linda Iracema dos lábios de mel
(trecho da música)


DESTAQUE NO ABRAÇO LITERÁRIO


José Airton, ALQUE, como o chamamos carinhosamente, compositor e poeta se destaca no Abraço Literário por sua sensibilidade, e veia poética. Parafraseando o grande mestre das letras, José de Alencar, ALQUE por ser poeta é um cidadão do belo e da arte. “O cidadão é o poeta do direito e da justiça; o poeta é o cidadão do belo e da arteClique AQUI e leia a resenha de autoria de ALQUE sobre o livro “No Rastro do Boi” de Ésio de Souza.



PROJETO DO LIVRO AO CINEMA


Julgamento de Procópio – após a cessão do filme O Enfermeiro, baseado no conto homônimo de Machado de Assis, foi simulado um júri pelos alunos da Escola Ateneu, sob a orientação da professora Ana Néu. A defesa e a acusação tiveram momentos bastante acirrados. Culpado ou inocente? Ao final do julgamento o veredito foi...

C U L P A D O.



ETERNAS DÚVIDAS


Em Dom Casmurro: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?


Em O Enfermeiro: Procópio premeditou a morte do coronel Felisberto para ficar com sua herança ou foi impelido pelos maus tratos que sofria?


O brilhantismo de Machado de Assis é tamanho que essas respostas dependem da nossa imaginação e interpretação. Tudo fica como o leitor quiser. Leia o conto e tire suas conclusões.



"AS" LANÇA NO BAZAR DAS LETRAS DO SESC SEU NOVO LIVRO

clique na imagem e saiba +




Airton Soares (AS) abre o seu
“Cuide Bem do Seu Jardim” com a quadra:

À minha mãe Gonçalinha
que só mudou de vestimenta...
pra viver noutro jardim,
já bem perto dos oitenta!


OFICINA: O FAZER LITERÁRIO

Todas às segundas-feiras

Objetivo:

Preparar os participantes para escrever mais e melhor diversos tipos de textos literários.

Horário: 19h às 21h

Local: SESC – Fortaleza. Av. Duque de Caxias, 1701

Contato: Lúcia Marques – Informações: 3452.9090

Facilitador: Airton Soares



O QUE É O ABRAÇO LITERARIO:


Encontros sistemáticos de amigos leitores ou leitores amigos.


Parafraseando Drummond é um espaço que nos favorece uma aproximação mais intima com as palavras contemplando-as em suas mil faces ocultas.


Ler é fazer amor com as palavras”

Rubem Alves


Nada mais oportuno do que participar do Abraço Literário. Todas as terças- feiras, às 19h na galeria do Teatro Emiliano Queiroz. SESC – Rua Clarindo de Queiroz, 1740. Informações: 3452.9090. GRATUITO.

Nenhum comentário: